quarta-feira, 26 de setembro de 2012

atividade 1.5 - Projeto em ação



ESCOLA: ESTADUAL PROFESSOR GERSON CARLOS DA SILVA
RUA J. RIBEIRO QD 62 CENTRO
TELEFONE: 66 -35381250
EMAIL: bja.ee.gersonc.silva@seduc.mt.gov.br
DIRETOR: ROBERTO VENÂNCIO FERREIRA
COORDENADORAS: ISABEL SILVEIRA DA SILVA
                                       LUZIA JORGE SOARES
                                       OZILDA RODRIGUES RIBEIRO.

PROJETO HORTA PEDAGÓGICA
Bom Jesus do Araguaia, novembro de 2011

JUSTIFICATIVA

Como resultado da urbanização intensiva, a industrialização alimentar e as mudanças de estilo de vida, o Brasil se encontra em um processo de transição epidemiológica no qual coexistem a desnutrição e as deficiências de micro nutrientes junto com as doenças produzidas por uma alimentação inadequada, tais como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial.
            A mudança nos estilos de vida aliada aos hábitos sedentários, diminuição da freqüência da atividade física (as crianças estão mudando as brincadeiras ao ar livre pela televisão, o computador e os jogos de vídeo) e pela aquisição de hábitos alimentares inadequados, caracterizados pela substituição dos alimentos tradicionais da cultura brasileira por dietas de alto valor calórico e não sempre acompanhados pelo adequado valor nutricional. Estes aspectos contribuem lamentavelmente com o sobrepeso e a obesidade, os quais  se converteram em um problema de saúde pública. A fome e a desnutrição além de um problema já considerado de saúde pública, trás sérias conseqüências para o ensino aprendizagem.
            O aspecto mais importante para frear esta situação é abordá-la de forma interdisciplinar, envolvendo a educação ambiental, alimentar e nutricional, ensinando e estimulando um estilo de vida saudável. Nesse sentido a horta escolar é uma excelente ferramenta.   A escola representa um espaço social onde se dão interações e convivências entre diferentes pessoas, permitindo a disseminação de informações. Pensando nos benefícios supra citados decidimos reativar a horta, uma vez que a Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, conta com bastante espaço físico e com infra-estrutura como: canteiros, caixa d.’água, tela para cobertura.

 
OBJETIVO GERAL

Trabalhar de forma interdisciplinar envolvendo a educação ambiental e alimentar/nutricional, na pratica do ensino aprendizagem, ensinado e estimulando um estilo de vida saudável.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

       Valorizar a importância do trabalho e cultura dos trabalhadores rurais.
       Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos alimentos.
       Conhecer técnicas de cultura orgânica.
Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
       Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
       Identificar processos de semeadura, adubação e colheita;
       Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
       Cooperar em projetos coletivos;
       Análise e reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
       Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
       Mostrar a comunidade escolar que é possível obter uma alimentação saudável de forma econômica
       Trabalhar conteúdos voltados para o conhecimento de manuseio e cultivo de hortaliças nas três áreas de conhecimentos.
       Buscar interação entre pais e escola através de atividades que possam ser envolvidos junto com os filhos na horta escolar.

PUBLICO ALVO
            Este  projeto será desenvolvido por toda a comunidade escolar, da Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, visto que o beneficio será em prol de todos, através da merenda escolar ofertada na escola sendo esta enriquecida com os produtos cultivados.
METODOLOGIA
            O presente projeto será desenvolvido a partir do trabalho dos professores com os alunos e funcionários da escola desde o preparo do terreno, adubação, plantio e cultivo das hortaliças e legumes cultiváveis as quais serão inseridas na merenda escolar dos alunos dos três turnos da escola.
RESULTADO ESPERADO
Esperamos que o projeto contribua de forma significativa para formação e melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
 fevereiro a dezembro
AVALIAÇÃO
            Será feita de acordo com o desenvolvimento das atividades, observando o que deu certo e revendo sempre em conjunto o que precisa melhorar. Analisando também o entendimento dos alunos se conseguiram entender os objetivos do projeto e sua relevância para o processo de sua formação buscando a participação de todo o corpo docente e funcionários da escola.
            Verificar junto ao CDCE se a verba destinada ao projeto está sendo aplicada de forma adequada.
Referências bibliográficas
Brasil. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Apresentação dos Temas Transversais e Ética- Secretaria de Educação Fundamental: Brasília: Mec/ Sef: 1997 8 V.

Semon, E. A. Horta Escolar: Uma Experiência em Educação. Universidade Estadual de São Paulo:Unesp, 2002.
Souza, A.K. A relação Escola- Comunidade e a Conservação Ambiental. Monografia. João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba,2002




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