quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Atividade 2.3 - Analise do projeto em ação


Queimadas: um problema ecológico e social
Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feitas tanto por pequenos agricultores como por grileiros, esse método de “limpeza” da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial tanto para o ecossistema quanto para a própria produção agrícola.
Este projeto foi realizado com os alunos do 3º ciclo 3º fase.
Período vespertino. 
Sabendo que os alunos do período  vespertino são moradores da zona rural, senti a necessidades de desenvolver um projeto o qual eles mesmo se envolvesse.
Trabalhei sobre as queimadas  pois sabemos que até os dias de hoje muitos moradores ainda tem a prática de queimada para alimpar a terra, o que eles alegam é que fica caro para roçar pasto, por esse motivo  eles tocam fogo  que só assim também já está matando as pragas existente no pasto.
Metodologia
Elaboramos o projeto e discutimos qual o problema deixado pelo o fogo na natureza.  Os  alunos logo  lembrarão  que o ano passado tinha muitos pássaros, tatus e mesmo pequenos inseto e agora não tem quase nada, fomos para o campo observar que tipo de animais ainda existia, vimos poucos animais, observamos  que a  biodiversidade, estava pedindo socorro. Saímos para o capo varias vezes sempre em horário diferente e não encontramos quase nada. A partir destes projetos os alunos perceberão que não podemos queimas de forma  nenhuma para cuidar dos pastos e todos moradores precisam usar outras técnicas para preservar a natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário